Conhecendo Santiago: Cerro Santa Lucía

Ainda no primeiro dia em Santiago, por volta de 16h da tarde, fomos do centro histórico ao Cerro Santa Lucía.

A palavra “cerro” em espanhol quer dizer em português “morro”, “colina”, e a cidade de Santiago apresenta em sua área metropolitana vários morros. O Cerro Santa Lucía está localizado no centro da cidade, possui 629 metros de altitude e 69 metros de altura, e é um dos principais pontos turísticos da cidade, pois é um parque urbano, com diversas praças, árvores e áreas de lazer, além de ter um mirante panorâmico da cidade. 

1

Cerro Santa Lucía visto da Av. Libertador Bernardo O’Higgins

2

3

Fonte em homenagem a Netuno (estava desativada para manutenção)

4 5

Durante a subida fizemos várias paradas para fotos e observar o lugar e também “pausa para descanso” hahah. Há diversos caminhos e tipos de caminhos, há escadarias de cimento e de fragmentos de pedras, entãão, precisará de um pouco mais de atenção ao subir e descer para não pisar em falso (infelizmente eu não tirei foto das escadarias de pedra).

6

Um dos caminhos para subir o Santa Lucía

Um pouco mais acima há um espaço chamado Terraza Caupolicán, uma área bem grande, arborizada e com diversas estátuas e totens.

8

Totens indígenas

9

Estátua de bronze do escultor chileno Nicanor Plaza

Esta estátua de bronze representa Caupolicán, índio mapuche que liderou a resistência de seu povo contra os conquistadores espanhóis. Mas, algumas referências dizem que o escultor representou mais um índio norte-americano do que um mapuche, pois os indígenas chilenos não usavam enfeites de penas na cabeça. A estátua foi instalada no ano de 1910 como parte do embelezamento da cidade para o Primeiro Centenário da Independência¹.

15

Subindo mais um pouco há um mirante em que se tem uma vista panorâmica da cidade. Quando estávamos lá o smog (que é a mistura das palavras em inglês smoke fog, que significam, respectivamente, fumaça e nevoeiro) estava muito forte e impedia de visualizar a Cordilheira dos Andes. A torre do mirante não possui um espaço muito grande, mas a paisagem da cidade é espetacular!

11

Torre do Mirante

13

Santiago vista do Cerro Santa Lucía e ao fundo a Cordilheira dos Andes

12

17

Um dos caminhos à Torre Mirador. Destaque a formação rochosa, principalmente, ao lado da escada.

Uma das características que chamam bastante atenção neste morro é a formação rochosa, que em diversos pontos, mas particularmente no topo, é possível encontrar colunas basálticas².  De maneira bem simples, são rochas de origem vulcânica, que adquiriram características particulares, pois o resfriamento do magma basáltico desenvolveu colunas de rochas dispostas na forma vertical e com bases hexagonais³.

Depois que descemos do mirante sentamos no gramado e ficamos um bom tempo ali, conversando e curtindo, afinal estávamos ali para isso, eram nossas férias e o pesado ainda estava por vir (segunda e terceira parte da viagem hahahah).

Já na descida, passamos pelo Castillo Hidalgo, uma antiga fortaleza espanhola que hoje é um espaço de festas e eventos.

19

Castillo Hidalgo

20

Jardim Circular em frente ao Castelo Hidalgo

Como chegar: O Cerro Santa Lucía está perto da estação de metrô Santa Lucía (Linha 1). Horário de funcionamento: das 08h00 as 21h00.

Depois de um bom tempo voltamos pra casa do Wilton e do Rocko, nossos amigos e hosts. Durante a noite saímos para comer Chorrillana, um prato típico chileno, que mescla batata frita, carne com cebola e ovo frito, uma delícia e lembra bem as porções servidas no Brasil.

Até então, é o parque que eu mais gostei em Santiago.


¹ Referência da estátua de Caupolicán http://www.plataformaurbana.cl/archive/2014/08/18/arte-y-ciudad-la-historia-detras-del-caupolican-del-cerro-santa-lucia/

² Referência das formações rochosas  https://geositiosantiago.wordpress.com/2013/08/31/basaltos-columnares-del-cerro-santa-lucia/

³ Referência da definição das colunas basálticas  http://www.mineropar.pr.gov.br/arquivos/File/Paineis_geologicos/PedrasdoCambira_portugues.pdf 

Anúncios

Um comentário sobre “Conhecendo Santiago: Cerro Santa Lucía

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s