San Pedro de Atacama: Lagunas Altiplânicas e Salar de Atacama

O dia começou cedo, a van passou para nos buscar entre 7h e 7h30, horário combinado, em nosso hostel. Contratamos o tour Lagunas Altiplánicas, Piedras Rojas y Salar de Atacama com a Atacama Connection¹, porém aqui neste post vou relatar as Lagunas Altiplánicas e o Salar de Atacama.

A primeira parada foi no vilarejo de Socaire, para o café da manhã, que está incluso no tour. Foi muito divertido, pois estávamos em um grupo grande, de 15 pessoas e sentamos todos em uma única mesa comprida. A maioria das pessoas do grupo eram chilenas então a comunicação não era problema.

Depois tivemos um tempinho para conhecer a Igreja de Socaire e partimos em direção as Lagunas que fica dentro da Reserva Nacional Los Flamencos.

Estava bem frio, devido a altitude, isso porque a região das Lagunas estão a 4.120m acima do nível do mar, e mesmo durante o verão, a temperatura é mais baixa, e em todas as estações o vento forte é característico da região.

Até certa parte o caminho é de estrada asfaltada e depois é de estrada de terra e tanto em um quanto em outro podemos observar paisagens incríveis!

O primeiro lugar que visitamos foram as Lagunas e para entrar no parque temos que pagar $2.500 pesos chilenos e esse valor pode variar para estudantes, que passa a ser $2.000.

A primeira lagoa que paramos foi a Laguna Miscanti, que é uma das lagoas altiplânicas do norte chileno. É uma lagoa salobre, ou seja, sua água apresenta uma grande quantidade de sal e está aos pés do vulcão Miscanti e apresenta 15 km².

Laguna Miscanti.JPG

Laguna Miscanti

A água apresenta uma coloração azul intensa e somada a coloração dos arbustos dourados formam uma das paisagens mais incríveis da região atacamenha.

SAM_1558 - Copia

Laguna Miscanti

SAM_1563 - Copia

Panorâmica da Laguna Miscanti

SAM_1581 - Copia.JPG

Laguna Miscanti

A lagoa ao lado da Miscanti é a Laguna Miñiques, que é uma lagoa do altiplano chileno, de água salgada devido a infiltração por uma ligação subterrânea com a lagoa vizinha.

A Laguna Miñiques está a 4.120 metros acima do nível do mar e possui uma superfície de 1,6 km².

A fauna presente na região das lagunas altiplânicas é representada principalmente por aves e é o principal sítio de reprodução da Tagua Cornuda e seus ninhos se encontram nas margens das lagoas. Uma curiosidade: As bordas das lagoas são esbranquiçadas devido ao sal presente na água.

SAM_1571 - Copia.JPG

Laguna Miñiques

As duas lagoas estão cercadas de vulcões, que levam o mesmo nome das lagoas, o Vulcão Miscanti e o Vulcão Miñiques! Lindos demais! 🌋

2015-03-07 11.35.31

Laguna Miñiques

Hora de seguir ao próximo destino, que no caso foi Piedras Rojas, mas como eu já disse vou fazer um post somente para esse lugar incrível demais!
Logo na saída encontramos várias vicuñas e engana-se quem pensa que só existem Lhamas.. Estas da foto abaixo são as vicuñas, que são da família dos camélideos (a mesma das lhamas e camelos). As Vicuñas não são domésticas, portanto podemos encontrá-las em seu habitat natural, mas há uma particularidade, pois elas vivem apenas em regiões de grandes altitudes, entre 3.200m a 4.800m acima do nível do mar.

Vicuñas.JPG

Vicuñas na região atacamenha

Nossa penúltima parada foi no Salar de Atacama. Geologicamente falando o Salar de Atacama é uma depressão tectônica de 3.500 Km² que recebe as águas superficiais e subterrâneas das cadeias montanhosas ao seu redor².
Fomos para a entrada do Setor Soncor, onde está a Laguna Chaxa, um dos setores da Reserva Nacional Los Flamencos. Cada setor possui um valor de entrada, e o da Laguna Chaxa é de $2.500 pesos chilenos³ 

SAM_1655 - Copia.JPG

Este setor está a 62 km de San Pedro de Atacama e na Laguna Chaxa pode-se encontrar 3 tipos de flamingos, o Flamingo Andino, o Chileno e o James, que se alimentam de microorganismos presentes na lagoa.

SAM_1661 - Copia.JPG

Laguna Chaxa

SAM_1672 - Copia.JPG

2015-03-07 17.48.12 - Copia.jpg

E por fim, passamos por Toconao, um pequeno povoado a 38 Km de San Pedro de Atacama. O povoado é conhecido pelos artesanatos, principalmente os de lã de alpaca e os de pedra vulcânica, e pelas plantações de frutas. Pena que foi uma parada muito rápida, só deu tempo mesmo de tirar algumas fotos.

SAM_1688 - Copia.JPG

Torre da Igreja San Lucas, construída em 1744

O passeio foi incrível e super proveitoso! O guia que também era o motorista soube nos passar muitas coisas e relacionou muito as questões políticas da região com as explicações da paisagem e da cultura atacamenha. Valeu super a pena!

Valor: $35.000 pesos chilenos + entradas dos parques. Incluso café da manhã e almoço (ambos feitos no vilarejo de Socaire).

_______________

¹ Atacama Connection fica na Rua Toconao, número 435/A.

Anúncios

3 comentários sobre “San Pedro de Atacama: Lagunas Altiplânicas e Salar de Atacama

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s