Petróglifos de Yerbas Buenas e Valle del Arcoiris

O passeio aos Petróglifos de Yerbas Buenas e ao Valle del Arcoiris (Vale do Arco-íris) foi um passeio inesperado, pois eu só fiquei sabendo da existência desse lugar porque a agência  Atacama Connection¹ me apresentou e no mesmo momento decidi que queria ir!

Este passeio é apenas pela manhã, e primeiramente visitamos os Petróglifos de Yerbas Buenas. Petróglifos são gravuras rupestres talhadas nas rochas e que estão associadas a fatos culturais históricos ou religiosos e mitos de determinadas culturas e são encontrados em todo o mundo.
Desta maneira os Petróglifos de Yerbas Buenas foram feitos por Caravanas Incas que passavam pela região e que demonstravam a cultura e a história dessa população através dos desenhos talhados nas rochas.

SAM_1746 - Copia.JPG

Petróglifos de Yerbas Buenas

Há uma taxa de entrada de 2 mil pesos chilenos, que é pago na entrada mesmo. O tour é realizado por toda a área, tanto pela parte baixa, quanto pela parte mais alta, ou seja, escalando entre as rochas, pois como os desenhos se encontram ali, há caminhos específicos (e indicados) em que se deve passar para ver da melhor maneira a arte deixada pelos ancestrais andinos.
Além dos caminhos indicados, há também placas de pedras com os principais desenhos em que mostram o que está sendo representado ali.

SAM_1701.JPG

Macaco talhado em rocha

Um dos primeiros Petróglifos que vimos foi o desenho do macaco, mas o mais interessante é entender a importância desse desenho, e de quão longe era a Caravana Inca que o desenhou, por que nesta região chilena não existe macaco. Então, para o representarem, a caravana era de uma região mais ao norte, em que havia a presença deste animal em seu habitat natural, e provavelmente, neste caso, era uma Caravana Inca Peruana. Fiquei encantada em descobrir tudo isso através de um desenho!

SAM_1706.JPG

SAM_1711.JPG

Vista da parte de cima dos Petróglifos

Durante as épocas de caravanas este lugar era utilizado como área de descanso, e por esse motivo possuía áreas específicas para funcionalidade. Havias áreas destinadas a repouso das pessoas, área destinadas aos animais e assim por diante.
Os desenhos demonstravam o cotidiano destes povos, ou até mesmo o utilizavam para transmitir algo ou conhecimento às próximas caravanas que ali passariam.

SAM_1714.JPG

Uma das áreas de repouso

SAM_1719.JPG

Desenho representando a domesticação e a importância das Lhamas

SAM_1728.JPG

Várias representações provavelmente de vários períodos devido a sobreposição dos desenhos

SAM_1736.JPG

Vicuñas, animais selvagens da região andina

SAM_1734.JPG

O caminho pelo Petróglifo

SAM_1740.JPG

O caminho pelo Petróglifo

De acordo com nosso guia, havia uma região destinada aos integrantes da caravana que pudessem “descarregar a energia de seus corpos”, pois eles traziam fragmentos de rochas (pedras) de suas regiões e quando passavam por ali jogavam/depositavam essas rochas ali. Essa associação existe devido ao fato de ter ali muitas pedras que não são encontradas na região.

SAM_1741.JPG

Local em que as pedras eram depositadas pelas Caravanas Incas

Vale muito a pena conhecer este lugar, é incrível conhecer um pouco e imaginar como eram as Caravanas Incas estando nos mesmo lugares que eles passaram em algum período e ver a maneira de comunicação através dos desenhos!

De lá partimos em direção ao Valle del Arcoiris (Vale do Arco-íris), um lugar incrivelmente lindo, um vale de rochas coloridas! Para chegar até o lugar passamos por um grande cânion (com o veículo 4×4 da empresa contratada, extremamente necessário para esse tour).

SAM_1755.JPG

Caminho para o Vale do Arco-íris

O Vale é composto de rochas originadas por erupções vulcânicas formadas por diferentes materiais (minerais), gerando assim cores diversas nas rochas afloradas, e por isso tem o nome de Vale do Arco-íris. O guia fez muitas explicações geológicas e deixou bastante tempo para andar por toda a área e fotografar esse lugar lindo demais.
Quem gosta vai se encantar por essa paisagem com incríveis formações geológicas!

SAM_1762.JPG

SAM_1772 - Copia.JPG

SAM_1773.JPG

SAM_1775.JPG

SAM_1785.JPG

SAM_1787.JPG

SAM_1802 - Copia.JPG

SAM_1850.JPG

Valor: $25.000 pesos chilenos* + entradas dos parques.

_______________

¹ Atacama Connection fica na Rua Toconao, número 435/A.
*
Valores atualizados no site da empresa.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s